Buscar
  • Curso de Inglês Online

Mas quem inventou o Inglês?

Atualizado: Abr 1

O Inglês é o idioma do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e outros países de influência britânica.



OS CELTAS A história da Inglaterra inicia com os celtas.

Por volta de 1000 a.C., depois de muitas migrações, vários dialetos das línguas indo-européias tornam-se grupos de línguas distintos, sendo um desses grupos o celta. Os celtas se originaram presumivelmente de populações que já habitavam a Europa na Idade do Bronze. Durante cerca de 8 séculos, de 700 a.C. a 100 A.D., o povo celta habitou as regiões hoje conhecidas como Espanha, França, Alemanha e Inglaterra. O celta chegou a ser o principal grupo de línguas na Europa, antes de acabarem os povos celtas quase que totalmente assimilados pelo Império Romano.


Durante os períodos medievais e no início da modernidade, a influência do inglês se espalhou pelas Ilhas Britânicas e, a partir do início do século XVII, sua influência começou a ser sentida em todo o mundo. Os complexos processos de exploração, colonização e comércio exterior que caracterizaram as relações externas da Grã-Bretanha por vários séculos levaram a mudanças significativas no inglês. Palavras foram absorvidas de todo o mundo, geralmente através de idiomas de outras nações comerciais e imperiais, como Espanha, Portugal e Holanda. Ao mesmo tempo, surgiram novas variedades de inglês, cada uma com suas próprias nuances de vocabulário e gramática e suas próprias pronúncias distintas. Mais recentemente, o inglês tornou-se uma língua franca, um idioma global, usado e entendido regularmente por muitos países para os quais o inglês não é seu primeiro idioma. Os possíveis efeitos no idioma inglês de ambos os desenvolvimentos só podem ser adivinhados atualmente, mas há poucas dúvidas de que serão tão importantes quanto qualquer coisa que tenha acontecido com o inglês nos mil e seiscentos anos.

São os dialetos germânicos falados pelos anglos e pelos saxões que vão dar origem ao inglês. A palavra England, por exemplo, originou-se de Angle-land (terra dos anglos). A partir daí, a história da língua inglesa é dividida em três períodos: Old English, Middle English e Modern English. A segunda metade do século V, quando ocorreram as invasões germânicas, marca o início do período denominado Old English.


RESUMO CRONOLÓGICO

10.000 – 6.000 a.C. – Sítios arqueológicos evidenciam a presença do homem nas terras que encontravam-se ainda unidas ao continente europeu e que os romanos posteriormente viriam a denominar de Britannia.

1.200 – 600 a.C. – Celtas se estabelecem na Europa e ilhas britânicas, marcando a partir daí sua presença na Europa por cerca de 8 séculos, antes de sua quase completa assimilação pelo Império Romano.

55 e 54 a.C. – Primeiras incursões romanas de reconhecimento, sob o comando de Júlio César.

44 A.D. – Legiões romanas, à época do Imperador Claudius, invadem e anexam a principal ilha britânica.

50 A.D. – Os romanos fundam Londinium às margens do Tâmisa.

410 A.D. – Legiões romanas se retiram das ilhas britânicas para defender Roma de ataques dos bárbaros.

432 A.D. – St. Patrick inicia sua missão de cristianizar a Irlanda.

450 – 550 A.D. – Tribos germânicas (anglos e saxões) se estabelecem na Britannia após a saída das legiões romanas. Início do período Old English.

500 – 1100 – Período que corresponde ao Old English.

465 A.D. – Suposta data de nascimento do lendário Rei Artur.

597 A.D. – Chegada de Santo Agostinho e seus missionários para converter os anglo-saxões ao cristianismo. Inicia o primeiro período de influência do latim na língua anglo-saxônica.

600 A.D. – A Inglaterra encontra-se dividida em 7 reinos anglo-saxões.

787 – 1000 A.D. – Ataques escandinavos (Vikings).

871 A.D. – Coroação do King Alfred, rei dos saxões do oeste, reconhecido como rei da Inglaterra após ter expulsado os Vikings.

1066 – Batalha de Hastings, em que os franceses normandos, liderados por William, derrotam Harold, conquistando a Inglaterra e dando início a um período de 350 anos de forte influência do francês sobre o inglês.

1066-1087 – Reinado de William I (William the Conqueror), primeiro rei normando.

1087-1100 – Reinado de William II, filho de William I e segundo rei normando.

1100-1135 – Reinado de Henry I, também filho de William I, o terceiro rei normando e o primeiro a ter uma esposa britânica (Mathilda of Scotland). É provável que Henry I tivesse algum domínio sobre o inglês, e foi em seu reinado que as diferenças entre as sociedades anglo-saxônica e normanda começaram a lentamente diminuir.

1100 – 1500 – Período que corresponde ao Middle English.

1204 – King John, Rei da Inglaterra, entra em conflito com o Rei Philip da França, marcando o início de um novo período de valorização do sentimento nacionalista inglês.

1300 – Robert of Gloucester faz referência à língua inglesa como sendo ainda uma língua falada na Inglaterra apenas por “low people“.

1362 – Inglês é usado, pela primeira vez, na abertura do Parlamento Inglês.

1400 – 1600 – Período em que ocorrem com mais intensidade as mudança de vogais (Great Vowel Shift).

1475 – Advento da imprensa, dando início a uma padronização da ortografia e levando à disseminação da forma ortográfica do dialeto de Londres.

1500 até hoje – Período correspondente ao Modern English.

1516 – Henrique VIII cria o primeiro sistema postal da Inglaterra.

1558 – Início do reinado de Elizabeth I (filha de Henrique VIII) e da era elisabetana, período caracterizado por um substancial aumento do vocabulário do inglês e pelas monumentais obras literárias de Spenser, Shakespeare e Jonson.

1564 – Nascimento de William Shakespeare.

1603 – Morte de Elizabeth I e fim do período elisabetano.

1611 – A Igreja da Inglaterra publica a King James Bible, que exerceu grande influência na linguagem de então.

1616 – Falecimento de William Shakespeare.

1620 – Os Pilgrims chegam à America do Norte e estabelecem a Colônia de Plymouth.

1755 – Samuel Johnson publica A Dictionary of the English Language, trazendo estabilidade à língua inglesa.

1762 – Bishop Robert Lowth publica Short Introduction to English Grammar, a primeira gramática influente da língua inglesa.

1776 – Declaração da independência dos Estados Unidos.

1700 – 1900 – Revolução Industrial, a qual alavancou o poderio econômico da Inglaterra, permitindo a expansão do colonialismo britânico e conseqüentemente da língua inglesa no século 19.

1806 – Ano de publicação do primeiro dicionário de Noah Webster: A Compendious Dictionary of the English Language.

1890 – 1920 – Apogeu do Império Britânico.

1928 – Ano de publicação da primeira edição do Oxford English Dictionary (OED), em 12 volumes e contendo cerca de 415 mil entradas.

1945 – Fim da segunda guerra mundial, marca o início de um período de influência político-militar dos EUA e uma conseqüente influência econômica e cultural decisiva para o papel do inglês como língua internacional nos dias de hoje.

1989 – Ano de publicação da segunda edição do Oxford English Dictionary (OED), em 20 volumes e em CD-ROM, contendo mais de 500 mil entradas.

1985 – 1995 – Surgimento da Internet.




Procurando professor de inglês em Jundiai? Clique aqui


0 visualização